11 de jan de 2013

Cabelos: pontas duplas !!!


Não há uma solução permanente ou cura para pontas duplas! Isso é fato e se há produtos que clamam eliminar pontas duplas, não acredite e não jogue seu dinheiro fora – a única maneira de se livrar de pontas duplas é através de um bom corte. As vezes cortar apenas as pontas não é suficiente pois pontas duplas, apesar do nome, não ocorrem apenas nas pontas. 

Afinal, o que são pontas duplas?
Pontas Duplas ou trichoptilosis acontece quando a cutícula dos fios de cabelo são destruídas e o cortéx fica exposto criando pontas. Isso pode acontecer em qualquer parte do fio, não somente nas pontas e eventualmente o fio afetado quebra. Como as pontas são as partes mais velhas do fio, elas tendem a quebrar mais, ou seja sofrem pontas duplas com mais frequencia.  Existem vários tipos de pontas duplas em estágios diferentes.

Como evitar e reparar pontas dupla
Como disse antes não há como reparar pontas duplas, você pode usar serums e óleos para controlá-las temporariamente, mas ao lavar os cabelos, você as verá de novo, não tem jeito!
A melhor opção é evitar pontas duplas, para isso há várias coisas que se deve fazer:
  • Sempre mantenha seus cabelos hidratados. Sempre use condicionador, séruns ou leave-in. Isso evita pontas duplas e frizz. Eu recomendo usar óleo de argan, que funciona como sérum e como hidratante. Há outras ótimas opções no mercado.

  • Tente diminuir o uso de secadores e chapinhas, ao usá-los sempre use protetor térmico.
  • Não use shampoos com sulfato (a maioria dos shampoos no mercado contém sulfatos que estragam muito os cabelos).
  • Proteja seus cabelos contra o sol, use lenços e chapéus na praia e procure usar produtos para cabelos com protetor solar.


  • Para evitar acúmulo de produtos nos cabelos, o que pode causar pontas duplas, enxágue seus cabelos com 1 parte de vinagre de maçã e 2 paretes de água, com 1 colher de chá de bicabornato de soda. Faça essa mistura e enxágue seus cabelos normalmente após lavar com shampoo a cada 2 semanas. Isso limpará seus cabelos e lhes darão brilho.
  • Faça hidratação profunda nos cabelos com cremes de tratamento semanalmente. 
  • Apare as pontas de seus cabelos todo mês, é a única maneira de se livrar das pontas duplas já existentes. Não precisa de ter medo da tesoura, se esperar muito a situação só piora!
  • Use um pente de dentes largos de madeira ao desembaraçar os cabelos e tenha gentileza ao pentear suas madeixas.
  • Tome bastante água e tome vitaminas que ajudam a pele e cabelos, como a Biotina (viatmina H).
  • Tente tirar o volume dos seus cabelos e alisá-los com ingredientes naturais que não danificam os cabelos como os processos químicos, leite e iogurte contém ácidos láticos que ajudam a tirar o volume e alisar os cabelos gradualmente. Veja este artigo aqui com receitas caseiras para alisar os cabelos naturalmente.


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui